top of page

Glossário    

A.

 

Acinésia

Perda parcial ou total do movimento do corpo (imobilidade/paralisia).

 

Amimia

Perda da expressão facial.

 

Apotose celular

Morte celular programa das células

 

B.

Bradicinésia

Lentificação atípica dos movimentos voluntários.

 

C.

Células estaminais embrionárias (ES) 

Células indiferenciadas originadas da massa celular interna do blastocisto do embrião antes da implantação no útero, que têm o potencial de auto-renovação e de se diferenciar em todos os tipos de célula do organismo adulto, excepto a placenta.

 

D.

Diferenciação celular

Especialização estrutural e bioquímica das células no sentido de desempenharem funções específicas.

 

Discinésia

Movimentos involuntários que se distinguem dos  tremores e se assemelham a contrações musculares que atingem os membros, o tronco ou a cabeça. Com a progressão da doença e o consequente aumento das doses de fármacos as discinésias agravam-se consideravelmente e impoem uma série de limitações no quotidiano do doente.

 

Disfagia

Dificuldades em deglutinar (engolir) os alimentos.

 

Demência

A demência é um estado caracterizado pela perda progressiva das funções intelectuais (memória, raciocínio, atenção, pensamento abstrato, entre outras). 

 

E.

 

Enzima

As enzimas são proteínas intervenientes essenciais para a  realização de reações químicas. 

 

F.

Freezing

Quando o doente de Parkinson fica como que colado ao chão, imóvel, estático, sem conseguir executar movimentos de qualquer espécie.

G.

Gânglios da base

Os gânglios da base são constituídos pelo núcleo caudado, o putamen, o globus pallidus, o núcleo subtalâmico e a substância negra. Esta estrutura tem como principal função controlar os movimentos musculares, a sua intensidade, a direção dos movimentos e a sua sequência.

 

H.

Hipotensão ortostática

Representa uma redução substancial da pressão arterial quando o indivíduo adota uma posição vertical. A baixa pressão arterial implica uma diminuição drástica do fluxo sanguíneo, que abastece o corpo com nutrientes e oxigénio, dificultando a chegada de sangue ao cérebro, podendo até provocar desmaio/perda de consciência.

 

M.

Mesencéfalo

Estrutura cerebral implicada no aparecimento da doença de Parkinson. Lesões na substância negra do mesencéfalo reduzem a capacidade de iniciar um movimento.

 

Micrografia

A micrografia é uma caligrafia pequena que se torna continuamente mais reduzida, tremida e ilegível com a progressão da doença de Parkinson. 

P.

Parkinsonismo

Qualquer problema que cause anomalias motoras que ocorrem na doença de Parkinson, resultantes da redução na produção de dopamina (tremores, rigidez muscular e movimentos lentos). A doença de Parkinson é a causa mais comum do parkinsonismo, mas nem todas as pessoas que sofrem de parkinsonismo têm doença de Parkinson. Outras causas incluem o acidente vascular cerebral (AVC), a encefalite, a meningite, as lesões na cabeça, a exposição prolongada a herbicidas ou pesticida, assim como outras doenças de degeneração dos nervos e certas drogas como os antipsicóticos.

 

Pluripotente

Propriedade de células capazes de diferenciar se em todos os tecidos do organismo adulto, excluindo a placenta e anexos embrionários.

 

S.

Seborreia

Representa o excesso de oleosidade na pele que, eventualmente, poderá causar a escamação da mesma.

 

Síndrome de apneia obstrutiva do sono

É uma doença respiratória provocada por colapsos intermitentes e repetidos da via respiratória superior que causam pausas respiratórias e  pesadelos que podem ser violentos e muito incomodativos.

 

Síndrome das pernas inquietas

Apresenta-se como uma sensação de inquietação e vontade irresistível de movimentar os membros inferiores de forma estereotipada e repetitiva.

 

Sialorreia

Excesso de produção de saliva.

 

Substância negra

A cor escura característica destes núcleos é provocada pelo pigmento melanina (também presente na pele) que vai parte das vias bioquímicas que envolvem o neurotransmissor dopamina. A degeneração dos neurónios da substância nigra precipita o aparecimento da sintomatologia característica da doença de Parkinson.

 

Sudorese

Excesso de transpiração.

 

 

bottom of page