top of page

FAQs

Qual a diferença entre doença de parkinson e parkinsonismo?

A doença de parkinson é uma forma de parkinsonismo. Ter parkinsonismo não significa ter doença de parkinson. O parkinsonismo advém de um conjunto de alterações funcionais resultantes de disfunções nos gânglios basais no que toca ao controlo motor reflectindo por meio de sinais e sintomas o tremor em repouso, rigidez, bradicinesia, alterações posturais e bloqueio motor. O parkinsonismo pode ser dividido em em parkinsonismo primário ou idiopático, secundário e plus.

Quando é que os pacientes devem optar pela cirurgia?

Os pacientes devem optar pela cirurgia quando os fármacos deixam de atuar eficazmente na atenuação da sintomatologia e causem efeitos secundários, provocando um declínio na sua qualidade de vida.

Em que consiste a estimulação cerebral profunda (ECP)?

Este procedimento consiste na colocação de um elétrodo em cada um dos hemisférios cerebrais, mais precisamente, no núcleo subtalâmico. Ele elétrodo transmite estímulos elétricos gerados por uma bateria que se encontra debaixo da pele. Os estímulos elétricos atuam sobre o núcleo subtalâmico e alteram o seu funcionamento tendo em vista a atenuação/minoração da sintomatologia da doença de Parkinson.

A estimulação cerebral profunda (ECP) pára completamente a progressão da doença?

Não, a ECP simplesmente atua no sentido de minorar a sintomatologia da DP. Os neurónios produtores de dopamina continuam em degenerescência/deterioração.

Please reload

bottom of page